Coyote | 6 curiosidades para assinalar a estreia da nova série do AXN

Coyote

Ano novo, novas grandes apostas em séries no AXN. A primeira delas é "Coyote", uma produção televisiva novinha em folha. Para conhecer melhor este novo thriller dramático protagonizado por Michael Chiklis ("O Quarteto Fantástico"), deixamos-lhe algumas curiosidades essenciais sobre o formato. Para ver, a partir de segunda, dia 25, às 22h50, no AXN Portugal! 

Michael Chiklis, que muitos de nós conhecemos como "A Coisa" da versão de 2005 de "O Quarteto Fantástico", é o protagonista desta nova série empolgante que chega, no final de janeiro, ao AXN Portugal para a sua primeira temporada, que aliás arranca também em 2021 no seu pais original - os Estados Unidos da América.

Esta série, que combina drama com acção e narrativa criminal, trata dos inúmeros conflitos que se desenrolam na fronteira entre os EUA e o território do México. Chiklis dá na série vida à personagem central Ben Clemens, um guarda que conta com 32 anos de serviço e que, quando se reforma, depois de passar toda a vida a patrulhar esta infame fronteira, acaba por passar para o "outro lado", assumindo-se como "Coyote", um novo nome mexicano. A partir daí, ajuda imigrantes a passarem, sem documentos, para o território norte-americano.

Ao ser forçado a trabalhar para aqueles que procurava expulsar dos EUA, Ben descobre novas visões do mundo, ideologias e lealdades para lá da "muralha". Contudo, a aparente nobreza dos seus atos acaba por se ver mitigada por um esquema que desconhecia e que acaba por o colocar (e à sua família) em grande perigo...

Para assinalar a estreia deste thriller intenso sugerimos 6 curiosidades acerca deste novo mundo que chega agora ao AXN Portugal:

1 - A PRODUÇÃO DA SÉRIE TEM ELEVADO PEDIGREE 

Esta série conta com uma produtora e realizadora de alto gabarito entre os seus responsáveis, Michelle MacLaren, que no passado produziu conteúdos notáveis como "Breaking Bad", "Ficheiros Secretos" ou "The Deuce". Michelle tem ainda créditos de realização em "Game of Thrones", "The Walking Dead", "Westworld" ou "Better Call Saul", entre outras. É responsável pela realização de dois dos primeiros seis episódios que compõe a primeira temporada de "Coyote". 

Outros nomes que figuram na realização desta estreia televisiva são Stephen Kay ("Son of Anarchy", "Friday Night Lights") e Guy Ferland ("Elementary", "The Walking Dead" ou ainda "The Mentalist").

2 - MICHAEL CHIKLIS E DREW POWELL JÁ TINHAM CONTRACENADO ANTES

Michael Chiklis, que interpreta o protagonista de "Coyote" e Drew Powell, que é aqui Joe Don Walker, uma personagem recorrente na série, já tinham trabalhado antes na série "Gotham", a qual se baseia no universo DC e funciona como uma prequela da história do Batman antes de Bruce crescer e assumir esta identidade.

Em "Gotham" Chiklis foi Nathaniel Barnes, o antigo Comissário da Polícia de Gotham e Powell teve um papel ainda mais preponderante, interpretando um dos principais vilões da série, Butch Gilzean, um experiente criminoso que opera no submundo da cidade de Gotham.

3 - AS FILMAGENS ACONTECERAM NO MÉXICO 

"Coyote", nova aposta do AXN Portugal, ganha pela autenticidade. A maioria das suas filmagens foram feitas no estado mexicano de Baja California, o qual faz fronteira com o estado norte-americano do Arizona e que se prolonga ao longo do Golfo da California.

Estas gravações dividiram-se em diversas belas localizações mexicanas, como por exemplo Tijuana, a maior cidade do estado de Baja California, a qual se localiza pertíssimo de San Diego, na California, e que costuma aparecer frequentemente em filmes e séries americanas devido a essa proximidade. Para além disso, múltiplas cenas foram gravadas no Deserto de Sonoran ou ainda numa deslumbrante paisagem chamada El Oasis.

4 - A PANDEMIA DIFICULTOU AS GRAVAÇÕES

Como não poderia deixar de ser, este thriller que em muito reflecte o problema de imigração dos EUA teve algumas dificuldades devido à crise pandémica. Com a série aprovada em 2019 e com as filmagens a arrancarem ainda nesse mesmo ano, houve a necessidade de fazer uma pausa momentânea em março de 2020 para lidar com o confinamento.

Contudo, a produção retomou a toda a velocidade quanto antes e as filmagens ficaram concluídas em setembro do ano passado. A série teve a sua estreia mundial no canal CBS All Access, oferta de VOD/Streaming da CBS, a 7 de janeiro de 2021.

5 - "COYOTE" PRETENDE ALERTAR PARA AS TENSÕES REAIS ENTRE EUA E MÉXICO

Caso se esteja a questionar - não, "Coyote" não é uma história verídica mas sim um argumento original de David Graziano ("Terra Nova"), Michael Carnes ("Mr. Woodcock") e Josh Gilbert ("Night Fables").

Apesar de não retratar a vida específica de um indivíduo, "Coyote" pretende representar as tensões políticas que persistem entre os Estados Unidos e o México. A política de imigração dos EUA é também aqui colocada em foco, e o intuito dos criadores passa por descobrir uma abordagem mais repleta de nuances para tratar esta temática tão complicada.

A ideia apresentada à Paramount em maio de 2019 pretendia a concretização de uma série de fição capaz de apelar a um vasto público e ao mesmo tempo mostrar de que forma os tempos modernos são polarizados e fraturados. Isto de acordo com o presidente da Paramount Network, em declarações à revista americana Variety. Com esta série, e com Ben, a personagem de Ben Clemens, os criadores e a estação pretendiam criar alguém complexo e divido entre dois mundos, ou antes, dois lados da mesma história.

6 - O PROTAGONISTA ACEITOU O PAPEL MOTIVADO PELO ARCO DA PERSONAGEM 

Michael Chicklis, interprete do protagonista Ben, revelou em entrevista à Variety que foi o desenvolvimento de personagem que o atraiu para este papel. Ben, é segundo Michael, alguém cujo ponto de vista é desafiado pela força de circunstâncias que não controla e desconhece. Dessa forma, os seus preconceitos vêem-se abalados, a sua zona de conforto evapora e a sua personalidade consegue por isso evoluir.

Apesar de reforçar que "Coyote" não se baseia numa história verídica concreta, reconhece que pretende demonstrar como certas pessoas se encontram exatamente na mesma posição que o protagonista Ben.

Prontos para confrontar, com "Coyote", uma das maiores problemáticas sociais na presente política norte-americana? Para ver, todas as segundas-feiras, pelas 22h50, só no AXN Portugal. 

AXN Portugal/Angola