Cinema AXN | Estes são os Megatítulos de fevereiro

6 days

Fevereiro pode ser o mês mais curto do ano, mas não é por isso que não merece atenção redobrada no que diz respeito ao melhor conteúdo de entretenimento.

No segundo mês de 2021, o AXN Portugal apresenta filmes marcantes na sua rubrica habitual "Megatítulos" aos Domingos!

Arranca a 7 de fevereiro e marca todos os domingos com as melhores longas-metragens, sempre às 21h55. Exploramos agora estas quatro obras cinematográficas em destaque:

TERRA PROMETIDA (2012) - domingo, 7 de fevereiro, às 21:55

O primeiro domingo do mês é muito bem recebido com a emissão de "Terra Prometida", uma obra dramática que contou com a realização do conceituado Gus Van Sant ("O Bom Rebelde", "Elefante") e com os atores Matt Damon ("O Legado Bourne", "Perdido em Marte" ), Frances McDormand ("Nomadland", "Fargo") e John Krasinski ("The Office", "Um Lugar Silencioso") nos papéis centrais.

Nesta narrativa, Steve Butler e Sue Thomason (Matt Damon e Frances McDormand) são enviados em trabalho até à pequena cidade rural de McKinley, onde deverão negociar direitos para perfurar o terreno desta cidade do interior em progressivo declínio económico. Devido à fragilidade do tecido empresarial e social, os dois trabalhadores estão confiantes de que o seu trabalho se encontra simplificado.

Tudo muda quando um ativista ambiental, Dustin Noble (John Krasinski), chega à cidade e coloca os habitantes a pensar sobre as potenciais consequências desta perfuração. Steve vai pela primeira vez questionar as intenções da empresa para a qual trabalhou durante toda a vida.

O filme foi bem sucedido no seu circuto de premiações e festivais, tendo arrecadado distinções como:

- Nomeação para o Urso de Ouro no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Berlim ou Berlinale;

- Vencedor da Menção Especial do Juri Internacional no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Berlim ou Berlinale;

- Vencedor do Prémio de Liberdade de Espressão pela National Board of Review dos EUA;

- Integrou a lista de Filmes do Ano da National Board of Review dos EUA; (...)

 

6 DIAS (2017) - domingo, 14 de fevereiro, às 21:55

A noite de São Valentim é brindada no AXN Portugal com um grande filme de ação oriundo da Nova Zelândia. "6 Dias" é uma obra realizada por Toa Fraser (realizador com muita experiência em episódios de séries como "Into the Badlands" ou "The Affair ", entre múltiplas outras).

Esta narrativa protagonizada por Jamie Bell ("Billy Elliot", "Rocketman") baseia-se em factos bem reais, acompanhando um salvamento que ocorreu na embaixada iraniana em Londres. Nesse dia, homens armados fizeram vinte e seis pessoas reféns durante seis longos dias - os quais dão nome à obra.

O filme acompanha um grupo de soldados de elite, membros das Forças Especiais do Exército Britânico, que têm por missão elaborar e executar um plano de resgate. A sua prioridade é evitar que uma tragédia maior aconteça...

Antes da estreia oficial, o filme passou por alguns Festivais de Cinema e reuniu diversas indicações:

- Estreia mundial no New Zealand International Film Festival;

- Passagem pelo Festival de Cinema de Londres - BFI LFF;

- Vencedor do Prémio de Prata na categoria de Longas-Metragens pela Sociedade Cinematográfica da Nova Zelândia;

- Nomeação de Melhor Ator para Jamie Bell nos National Film Awards - UK;

 

DESPOJOS DE INVERNO (2010) - domingo, 21 de fevereiro, às 21:55

“Despojos de Inverno” (2010) é o filme que valeu à super-estrela Jennifer Lawrence a sua primeira nomeação aos Óscares.

Lawrence dá vida a Ree Dolly, uma adolescente com enorme responsabilidade sobre os seus ombros. O seu pai desapareceu e a sua mãe sofre de depressão incapacitante. Em risco de perder a casa, Ree terá de ser a responsável por preservar a sua habitação, em prole da sua mãe e irmãos mais novos. Esta jovem, que habita nas majestosas e misteriosas Montanhas Ozark, parte em busca do seu pai, numa corrida contra o tempo e que a leva por caminhos obscuros.

Um filme sobre luta pela sobrevivência, escrito e realizado por Debra Granik - realizadora que voltou a um registo semelhante com o drama "Leave No Trace", lançado em 2018.

“Despojos de Inverno” destacou-se na sua temporada de prémios, com distinções como:

- Vencedor do Prémio do Público no Festival de Cinema de Sundance;

- Vencedor do Prémio do Público, de Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Argumento no Festival de Cinema de Torino;

- Nomeação a quatro Óscares- Melhor Filme, Melhor Atriz para Jennifer Lawrence, Melhor Ator num Papel Secundário para John Hawkes e ainda Melhor Argumento Adaptado para Debra Granik e Anne Rosellini;

- Nomeação para Melhor Atriz - Jennifer Lawrence - nos Globos de Ouro;

- Nomeação para Melhor Atriz e Melhor Ator Secundário - Jennifer Lawrence e John Hawkes - nos Screen Actor Guild Awards - Prémios do Sindicato de Atores dos EUA ; (...)

 

NO CORAÇÃO DO MAR (2015) - domingo, 28 de fevereiro, às 21:55

O ciclo Megatítulos aos Domingos fecha em fevereiro, no dia 28, com a exibição de mais uma obra de qualidade, protagonizada por grandes atores.

"No Coração do Mar" é uma longa-metragem biográfica de aventura, uma narrativa co-produzida a três mãos, entre EUA, Austrália e Espanha. Conta com realização do grande Ron Howard - ator, produtor e realizador responsável pela obra "Uma Mente Brilhante", entre diversas outras referências. No elenco central encontramos Chris Hemsworth ("Thor"), Cillian Murphy ("28 Dias Depois") e ainda Brendan Gleeson ("Em Bruges").

O filme recupera os eventos que inspiraram mais tarde a escrita do grande romance "Moby Dick". Encontramo-nos em 1820 e em pleno Inverno quando o navio baleeiro Essex, na Nova Inglaterra, se vê surpreendido por um ataque inesperado: o de uma baleia gigante, que parece ter uma vendeta quase racional contra os marinheiros.

A história é parcialmente baseada num confronto real, sendo as personagens colocadas numa situação extrema que as leva a questionar as suas próprias crenças.

O filme recebeu algumas distinções e apelou, em particular às camadas mais jovens:

- Vencedor do Prémio para Longa-Metragem mais Emocionante nos Heartland Film;

- Nomeação em três categorias dos Teen Choice Awards: Melhor Filme de ação, Melhor Ator e Melhor Atriz num Filme de Ação para Chris Hemsworth e Charlotte Riley;

- Nomeção na categoria de Melhores Efeitos Visuais pela Sociedade de Efeitos Visuais;

- Nomeação na categoria de Melhor Prestação de um Jovem Ator Secundário para Tom Holland nos Young Artist Awards.


São estes os Megatítulos aos Domingos, para ver, em fevereiro, sempre pelas 21:55.

AXN Portugal/Angola